Motos representam 32% dos acidentes de trânsito no Brasil

Em levantamentos recentes por órgãos de estudos analíticos no Brasil, foi constatado que acidentes de moto no Brasil representam 32% das mortes em todo o país. Esse número vem se elevando a cada ano no país, desse modo, estimasse que até 2030 o número de acidentes de moto no Brasil chegue a dobrar.  

acidentes de moto no Brasil

Acidentes de moto no Brasil

Desse modo, veja as melhores formas de proteção no trânsito no texto abaixo:

Trânsito no Brasil  

Todos sabem que o trânsito brasileiro possui diversas irregularidades cometidas pelos motoristas. Assim, é comum saber que alguns acidentes de moto no Brasil ocorreram e tiveram até vítimas fatais no decorrer do evento.

Desse modo, quando o Observatório Nacional de Segurança Viária fez um estudo para saber qual as razões para óbito no país, foi avaliado que as motos, são os veículos que mais causam mortes no Brasil.

Desse modo, muitas pessoas consideram a motocicleta um veículo de extremo perigo para trafego nas ruas. Além disso, é senso comum acreditar que existem mais motos do que o número real.

Atualmente existem no Brasil aproximadamente 97 milhões de motos, o que proporcionalmente chega a ser 1 moto para cada 8 brasileiros. Porém, esse número ao ser analisado pelo DPVAT, traz uma realidade diferente em relação aos acidentes de moto no Brasil.

De acordo com a Seguradora Líder, que é a responsável pelo pagamento de indenizações em casos de acidentes no trânsito em todo o país, o número de acidentes de moto no Brasil com vítimas fatais chega a mais de 190 mil pessoas nos últimos 10 anos.

✓   Confira todas as novidades do Festival Duas Rodas 2020


Acidentes de moto no Brasil

Assim, é consideravelmente comum que acidentes de moto no Brasil ocorram todos os dias no país. Para piorar esses números, estimasse que a cada novo ano as estatísticas de vítimas fatais cresçam cada vez mais.

Em parceria do Observatório Nacional de Segurança Viária Organização Mundial da Saúde, novas pesquisas foram feitas no Brasil relacionadas a acidentes de moto no Brasil.

Veja abaixo as tabelas com as estatísticas:

As principais causas de óbito no mundo em 2015, em %

  • 1º Doenças cardíacas 8,76
  • 2º Derrame 6,24
  • 3º Infecções respiratórias 3,19
  • 4º Doenças pulmonares 3,17
  • 5º Câncer de pulmão e garganta 1,69
  • 6º Diabetes 1,59
  • 7º Alzheimer e outras demências 1,54
  • 8º Doenças diarreicas 1,39
  • 9º Tuberculose 1,37
  • 10º Acidentes de trânsito 1,34

acidentes de moto no Brasil

Dentre esses números, foram levados em consideração apenas pessoas entre os 19 e 25 anos de idade. E de acordo com as suas estimativas, em 2030 o número de mortes no trânsito chegará a sétima posição, assim superando Alzheimer.


Como evitar acidentes de moto no Brasil

Como visto no tópico acima, os acidentes de moto no Brasil são bastante frequentes no país, porém, existem formas de evitar ou ao menos minimizá-los.

✓ Confira as novidades da Honda:

As principais formas, seriam sempre renovar as peças da moto e mantê-las em constante verificação de qualidade.

Desse modo, confira abaixo uma lista de condições que podem lhe ajudar a se livrar dos acidentes de moto no país:

  • É essencial sempre ficar checando os freios, além de ser fundamental testar as pastilhas, as sapatas, as lonas, os discos, os mangotes e o hidro vácuo;
  • Chave de roda, A chave de roda também participa do processo, servindo para trocar os pneus ou simplesmente afrouxar os parafusos;
  • Sempre estar levando consigo algum pneu em rodagem e estepe, afinal, pneus carecas podem favorecer aquaplanagens, ou até mesmo diminuir a intensidade dos freios;
  • Além é claro, de respeitar todas as leis de trânsito vigentes no país.

Além disso, em 2019 o foi lançado exclusivamente o Google Maps para motos. Ou seja, a empresa Google lançou uma plataforma que permite guiar motoristas de moto pelas cidades brasileiras de maneira mais segura e simples.

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 5
Total de Votos: 1

Motos representam 32% dos acidentes de trânsito no Brasil

Adicionar Comentário